terça-feira, 27 de outubro de 2009

Música Nova - Rodrigo y Gabriela

Quem nunca foi metaleiro na vida? eu sou e Rodrigo y Gabriela (Rodrigo e Gabriela) também. No caso dessa dupla mexicana de violão acústico, totalmente Flamenco, o heavy metal foi tão presente que influenciou não só o set list como a maneira de tocar. Rodrigo y Gabriela formam um dueto musical mexicano que se especializam em tocar violões de flamenco em um ritmo bem rápido. Os membros da dupla estão Rodrigo Sanchez, guitarra, e Gabriela Quintero, guitarra rítmica.
O casal, agora reside em Dublin, na Irlanda, mas são da Cidade do México, - México.
A dupla se encontrou na Cidade do México enquanto tocava em uma banda de thrash metal chamado "Tierra Ácida". Crescente frustração com o limitado cenário musical nacional, pegaram as raízes e se mudaram para a Europa, onde eles se encontraram, tocaram e foram aclamados .


Tocaram muito tempo num lugar fixo em Dublin, na Irlanda, após a audiência, era um lugar que normalmente acolhia músicos que viajavam. Fizeram shows ao vivo em vários bares e casa de shows na Grafton Street e Temple Bar que lhes permitiam praticar a boa música. Em 2005, fizeram tourne em festivais por todo o Reino Unido e além.
A dupla lançou três discos - Foc, ao vivo em Manchester e Dublin, - antes de gravar o seu álbum auto-intitulado Rodrigo y Gabriela que foi produzido por John Leckie. Ele entrou para o irlandês Albums Chart na posição de número 1 batendo Arctic Monkeys e Johnny Cash para o primeiro lugar.  Ele foi lançado internacionalmente em 13 de Março de 2006, tendo sido dada uma versão anterior do irlandês. Rodrigo y Gabriela inclui covers de Led Zeppelin "Stairway to Heaven" e Orion do Metallica ". A lista dueto Metallica como estando entre as suas principais influências, a par de outras bandas de heavy metal, como Megadeth, Slayer, Testament e Overkill. As outras faixas são obras originais inspirados por lugares que foram e as pessoas que conheceram. Live in Japan foi lançado em 20 de outubro de 2008 (Reino Unido), e inclui 14 faixas e um DVD bônus contendo 5 vídeos.
O Led Zeppelin cover song pode ser encontrada no álbum Classics Rhythms del Mundo.
Sua característica na MTV lhes deu um enorme impulso na popularidade nos E.U.A.
Eles estão expostos em "Nightmare Revisited", um álbum de tributo à música de Tim Burton's The Nightmare Before Christmas. O dueto fez uma versão instrumental de "Oogie Boogie's Song".
Também apoiaram Muse at Wembley Stadium, Muse, quando tocaram lá em junho de 2007. Realizaram neste ano Electric Picnic Festival nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2009.


Atualmente lançaram um novo álbum, intitulado 11:11, em setembro de 2009. Após o lançamento do novo álbum, ficaram bem popular, com isso foram apresentados no Monday Night Football, 12 de outubro de 2009,  com eles celebraram Latino Heritage Month, e estiveram em Dancing with the Stars, uma semana depois.

Disponibilizei o álbum Rodrigo y Gabriela para quem quiser baixar.
Para quem gostar e quiser segui-los no Twitter:  /rodgab

Um comentário:

  1. NOVIDADE SOBRE A PEC DA MÚSICA!

    A PEC, que teve sua votação adiada, já tem nova data definida para ir a Plenário: É HOJE, DIA 28/10, ÀS 18H NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EM BRASÍLIA!
    Ainda há tempo de pedir aos deputados de seu Estado que votem a favor da PEC. A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui: http://www2.camara.gov.br/deputados/arquivo
    Informe seus leitores, divulguem, compareçam à Câmara!
    A presença de músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema é fundamental! Haverá estrutura para recebê-los e todos estão convidados!

    Maiores informações: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
    Twitter da PEC: http://twitter.com/pecdamusica
    Twitter do Deputado Otavio Leite (autor da proposta): http://twitter.com/otavioleite

    ResponderExcluir